Vias da cidade recebem nomes ligados a crimes e ditaduras

Enviado por Anderson Cacilhas em ter, 09/07/2013 - 19:24

O assassinato de Araceli Cabrera Sánchez Crespo completou 40 anos. A brutalidade do crime chocou o Espírito Santo e o Brasil. A menina, que tinha 8 anos, foi violentada, torturada, desfigurada e seu corpo jogado em um terreno baldio. Nada disso impediu que uma das principais avenidas da Grande Vitória fosse batizada com o nome de Dante Michelini, acusado de tumultuar o inquérito para beneficiar o filho, levado ao banco dos réus pelo crime.

Apesar dos acusados terem sido absolvidos, a população ainda espera por alguma Justiça, mesmo que seja na mudança do nome de uma avenida. Foi criado no Facebook um movimento que pede a modificação. O evento já conta com o apoio de mais de 2.300 pessoas.

As homenagens questionáveis registradas nos batismos das vias não se restringem a nomes ligados a crimes como este. A Ditadura Militar e o Estado Novo também nomeiam logradouros da cidade, assim como equipamentos públicos, inclusive escolas.

Nesta matéria especial o professor do departamento de História da Ufes e integrante da Comissão da Verdade da Universidade, Luiz Claudio Ribeiro, membro do Instituto Histórico Geográfico do Espírito Santo, explica as razões para nomes como este ainda identificarem as mais diversas vias e equipamentos públicos, lembrando que esta é uma característica de países com democracias novas que ainda precisam passar a limpo sua própria história.

Em São Paulo já existe uma lei municipal que permite e facilita a mudança dos nomes de logradouros que homenageiam autoridades com histórico de violações dos Direitos Humanos, como é o caso dos nomes ligados às ditaduras.

O vereador de Vitória Vinícius Simões apresentou Projeto de Lei na Câmara Municipal de Vitória autorizando a mudança do nome da avenida Dante Michelini para Araceli. Ele também já estuda a elaboração de um projeto de lei semelhante à legislação de São Paulo facilitando a mudança de nomes de ruas, avenidas e equipamentos públicos que homenageiem autoridades ligadas a regimes autoritários.

Confira a matéria.

Matéria Especial: Vias da cidade recebem nomes ligados à crimes e ditaduras