Ufes recebe seminário para elaboração do Plano Estadual de Cultura

Enviado por Anderson Cacilhas em sex, 15/02/2013 - 18:10

No próximo dia 25 de fevereiro, às 14 horas, será realizado o Seminário Setorial do Plano Estadual de Cultura do Espírito Santo (PEC-ES), no auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), no campus de Goiabeiras da Ufes. O evento á aberto e qualquer cidadão pode comparecer e se inscrever na hora.

O Seminário faz parte da série de escutas públicas que orientam a elaboração das propostas que farão parte do Plano. Desta vez, estão convocados os segmentos artístico-culturais do Estado para apresentarem as demandas de cada setor e proporem ações que serão agregadas ao documento. A primeira etapa da consulta pública do PEC-ES foi feita por meio da realização de Seminários Territoriais nas dez microrregiões administrativas do Espírito Santo em 2012.

O debate será direcionado aos artistas, produtores culturais, gestores, empreendedores criativos e outros trabalhadores da Cultura. Os participantes serão divididos em grupos de trabalho e provocados a elaborarem propostas nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Humanidades, Música, Patrimônio Cultural, Economia Criativa e Gestão Cultural.

Na manhã do mesmo dia, o Comitê Gestor de elaboração do Plano Estadual de Cultura realiza a primeira reunião ordinária após a eleição dos representantes dos territórios. Esta é a instância de governança do processo de elaboração do Plano.

O PEC-ES é um instrumento de planejamento estratégico para os próximos dez anos, que organiza, regula e orienta a execução da política estadual para a cultura. De acordo com a Lei 12.343/10, que cria o Plano Nacional de Cultura, a elaboração do PEC-ES é um dos compromissos assumidos pelo Espírito Santo quando aderiu ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), em 2012. O objetivo é desenvolver projetos e ações de forma coordenada e integrada entre o Poder Público e a Sociedade Civil.