UFES OCUPARÁ A VICE-PRESIDÊNCIA DA REDE DE MONITORAMENTO CIDADÃO DE VITÓRIA

Enviado por Redação em ter, 11/04/2017 - 14:22

A UFES OCUPARÁ A VICE-PRESIDÊNCIA DA REDE DE MONITORAMENTO CIDADÃO DE VITÓRIA. A INICIATIVA FAZ PARTE DO PROGRAMA CIDADES EMERGENTES E SUSTENTÁVEIS DO BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID), COM O APOIO FINANCEIRO DO FUNDO SOCIOAMBIENTAL DA CAIXA ECONÔMICA E TEM A BAOBÁ – PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS COMO AGÊNCIA EXECUTORA DO PROJETO.
O LANÇAMENTO DA REDE FOI REALIZADO NO DIA 5 DE ABRIL, NA SEDE DA REDE GAZETA, EM VITÓRIA, E CONTOU COM A PRESENÇA DO REITOR REINALDO CENTODUCATTE, DE PRÓ-REITORES E DO PROFESSOR ALEXANDRE ROSA, DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, QUE REPRESENTARÁ A UFES NA VICE-PRESIDÊNCIA DA REDE.

A REDE DE MONITORAMENTO CIDADÃO DE VITÓRIA TEM COMO PROPÓSITO ACOMPANHAR O ANDAMENTO DE TEMAS QUE IMPACTAM DIRETAMENTE NA QUALIDADE DE VIDA DOS CIDADÃOS. TAMBÉM TEM COMO OBJETIVO FORTALECER A CULTURA DE TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO, ALÉM DE PROMOVER O DEBATE PÚBLICO QUALIFICADO, DE FORMA QUE FOMENTE A EFICIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E INCENTIVE O DIRECIONAMENTO DOS RECURSOS PÚBLICOS E PRIVADOS PARA OS SETORES PRIORITÁRIOS, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA CIDADE.

PARA REALIZAR O ACOMPANHAMENTO DOS TEMAS DA CAPITAL, A REDE DE MONITORAMENTO IRÁ TRABALHAR COM UMA LISTA DE 137 INDICADORES DISTRIBUÍDOS EM DIFERENTES ÁREAS COMO SEGURANÇA, ENERGIA, MOBILIDADE, COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA, DESIGUALDADE URBANA E USO DO SOLO. OS INDICADORES PRIORITÁRIOS SÃO OS QUE CONSTAM NO PLANO DE AÇÃO VITÓRIA SUSTENTÁVEL E SERÃO AVALIADOS A PARTIR DAS ESTRATÉGIAS E DIRETRIZES DEFINIDAS NELE.

A METODOLOGIA FOI CRIADA EM 2010 E FOCADA EM CIDADES MÉDIAS E DE CRESCIMENTO ACELERADO NA AMÉRICA LATINA E CARIBE E, ATÉ O PRESENTE MOMENTO, JÁ FOI EXECUTADA EM 71 CIDADES DO CONTINENTE. ALÉM DE VITÓRIA, OUTRAS QUATRO CAPITAIS BRASILEIRAS SEDIARÃO AS REDES DE MONITORAMENTO CIDADÃO: FLORIANÓPOLIS (SC), GOIÂNIA (GO), JOÃO PESSOA (PB) E PALMAS (TO).