Rachel Sheherazade e a campanha “Adote um bandido”

Enviado por Cristian Favaro em sex, 07/02/2014 - 14:14

"Aos defensores dos direitos humanos, que se apiedaram do marginalzinho preso ao poste, lanço uma campanha: faça um favor ao Brasil, adote um bandido". Foi assim que a jornalista Rachel Sheherazade, que apresenta o telejornal “SBT Brasil”, finalizou a sua opinião, no dia 04 de fevereiro, sobre um grupo de pessoas que prenderam um jovem em um poste após uma suposta tentativa de assalto, no Rio de Janeiro. O comentário repercutiu nas redes sociais de forma tão negativa que a jornalista foi obrigada a se explicar no dia 06, quando o “SBT Brasil” apresentou uma reportagem sobre a repercussão do caso e, em seguida, falou sobre a diferença entre a opinião dos âncoras e a opinião da casa, o SBT.

Que ela é uma das maiores representantes de uma visão patriarcal e retrógrada na TV brasileira não é novidade, mas, a cada novo comentário, ela se supera. E dessa vez, com certeza, ela se superou.

Gilvan Vitorino, advogado, conselheiro da OAB e membro da coordenação de acompanhamento do sistema penitenciário do Conselho Federal da Ordem, conversou com a equipe do Revista Universitária sobre as opiniões radicais de Rachel e, principalmente, diferente do que a Sheherazade pensa, sobre a importância dos Direitos Humanos no Brasil e no mundo.

Confira a entrevista.

Rachel Sheherazade e a campanha “Adote um bandido”