PROFESSOR CAPIXABA CHEGA A FINAL DO PRÊMIO DE MELHOR PROFESSOR DO MUNDO
O PRÊMIO GLOBAL TEACHER PRIZE, QUE É UMA ESPÉCIE DE PRÊMIO NOBEL DE EDUCAÇÃO, É CONCEDIDO ANUALMENTE A UM PROFESSOR EXCEPCIONAL QUE FEZ UMA EXCELENTE CONTRIBUIÇÃO PARA SUA PROFISSÃO QUE ATINJA NÃO SÓ SEUS ALUNOS, MAS TAMBÉM TODA A COMUNIDADE.
O PROFESSOR CAPIXABA WEMERSON DA SILVA NOGUEIRA DA CIDADE DE NOVA VENÉCIA FICOU ENTRE OS FINALISTAS NA EDIÇÃO 2017 DO PRÊMIO COM O PROJETO “FILTRANDO AS LÁGRIMAS DO RIO DOCE”, ONDE OS ESTUDANTES APRENDERAM A CRIAR FILTROS COM MATERIAIS RECICLAVEIS, AREIA E PEDRAS PARA LIMPAR AS ÁGUAS SUJAS DO RIO DOCE, QUE FOI CONTAMINADO COM REJEITOS DE MINERAÇÃO APÓS O ROMPIMENTO DE UMA BARRAGEM DA SAMARCO EM MINAS GERAIS, QUE CAUSOU UM DESASTRE AMBIENTAL.
OS FILTROS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS FORAM DISTRIBUÍDOS PARA A POPULAÇÃO RIBEIRINHA E A ÁGUA RESULTANTE DA FILTRAGEM AINDA NÃO É PRÓPRIA PARA CONSUMO HUMANO, MAS PODE SER USADA PARA ATIVIDADES DOMÉSTICAS DE LIMPEZA, POR EXEMPLO.
O PRÊMIO NO VALOR DE UM MILHÃO DE DÓLARES E O TÍTULO DE MELHOR PROFESSOR DO MUNDO FOI CONCEDIDO A CANADENSE MAGGIE MACDONNELL QUE TRABALHA EM UMA COMUNIDADE COM APENAS 1.300 HABITANTES E ONDE A TEMPERATURA NO INVERNO CHEGA A MENOS 25 GRAUS CELSIUS. A DOCENTE DESENVOLVEU VÁRIOS PROJETOS PARA INCENTIVAR A PERMANÊNCIA ESCOLAR