Professor brasileiro ganha prêmio canadense

Enviado por Redação em ter, 04/04/2017 - 15:05

O EPIDEMIOLOGISTA CESAR VICTORA, PROFESSOR EMÉRITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, NO RIO GRANDE DO SUL, TORNOU-SE O PRIMEIRO BRASILEIRO A VENCER O PRÊMIO GAIRDNER, O MAIS IMPORTANTE DO CANADÁ E UM DOS MAIS RESPEITADOS DO MUNDO. A CERIMÔNIA DE ENTREGA DO PRÊMIO ACONTECE EM TORONTO, NO CANADÁ. ALÉM DA HONRARIA, OS VENCEDORES RECEBEM PREMIAÇÃO DE 100 MIL DÓLARES CANADENSES CERCA DE 230 MIL REAIS.

O PRÊMIO GAIRDNER RECONHECE ANUALMENTE O TRABALHO DE SETE CIENTISTAS POR SUAS CONTRIBUIÇÕES À PESQUISA EM MEDICINA. O BRASILEIRO FOI VENCEDOR NA CATEGORIA SAÚDE GLOBAL, COM O PRÊMIO POR CONTRIBUIÇÕES EXTRAORDINÁRIAS PARA A SAÚDE MATERNA E INFANTIL E PARA A NUTRIÇÃO EM PAÍSES DE RENDA BAIXA E MÉDIA.

DURANTE A DÉCADA DE 1980, O MÉDICO LIDEROU O PRIMEIRO ESTUDO A DETECTAR A RELAÇÃO DIRETA ENTRE A AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA E A PREVENÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL. REVISANDO OS ÓBITOS DE CRIANÇAS NO PERÍODO DE DEZEMBRO DE 1984 A DEZEMBRO DE 1985, EM DEZ CIDADES GAÚCHAS, ELE DESCOBRIU QUE O ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO ATÉ OS SEIS PRIMEIROS MESES REDUZ EM 14 VEZES O RISCO DE MORTE DO BEBÊ POR DIARREIA, E EM 3,6 VEZES O RISCO DE ÓBITO POR INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS.

CONCEDIDO DESDE 1957, O GAIRDNER JÁ PREMIOU 388 PESQUISADORES DE MAIS DE 30 PAÍSES. ELE É CONSIDERADO UM DOS INDICADORES PARA O PRÊMIO NOBEL, JÁ QUE 84 DOS PREMIADOS RECEBERAM POSTERIORMENTE O PRÊMIO MÁXIMO DA CIÊNCIA NAS CATEGORIAS MEDICINA OU FISIOLOGIA.