PESQUISADORES ESPERAM QUE UMA VACINA DE QUASE UM SÉCULO DE IDADE PARA PREVENIR A TUBERCULOSE TAMBÉM POSSA REVERTER O DIABETES TIPO 1.
A FOOD AND DRUG ADMINISTRATION, QUE É UM ORGÃO DO GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS RESPONSÁVEL PELO CONTROLE DE ALIMENTOS E MEDICAMENTOS, APROVOU UM TESTE DE FASE INTERMEDIÁRIA PARA TESTAR A VACINA, CHAMADA BACILO CALMETTE-GUERIN E TAMBÉM CONHECIDA COMO BCG, EM 150 ADULTOS COM CASOS AVANÇADOS DA DOENÇA.
A APROVAÇÃO FOI ANUNCIADA NA SEPTUAGÉSIMA QUINTA SESSÃO CIENTÍFICA DA ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE DIABETES PELA DOUTORA DENISE FAUSTMAN, DIRETORA DO LABORATÓRIO DE IMUNOBIOLOGIA DO HOSPITAL GERAL DE MASSACHUSETTS EM BOSTON E INVESTIGADORA PRINCIPAL DO ESTUDO.
EM UM PEQUENO ESTUDO PRELIMINAR, A EQUIPE DE FAUSTMAN DESCOBRIU QUE DUAS INJEÇÕES DE BCG ADMINISTRADAS COM QUATRO SEMANAS DE INTERVALO ELIMINARAM TEMPORARIAMENTE AS CÉLULAS CAUSADORAS DE DIABETES. OS PACIENTES TAMBÉM MOSTRARAM UMA EVIDÊNCIA DE PEQUENO RETORNO TEMPORÁRIO DA SECREÇÃO DE INSULINA.
ESTE ANO A DOUTORA E SUA EQUIPE COMEÇARÃO A INSCREVER PACIENTES DE 18 A 60 ANOS DE IDADE EM UM ESTUDO COM DURAÇÃO DE CINCO ANOS. OS PARTICIPANTES VÃO RECEBER DUAS INJEÇÕES DE BCG OU PLACEBO E EM SEGUIDA INJEÇÕES ANUAIS PARA OS PRÓXIMOS QUATRO ANOS.
NO ENTANTO, OS ESPECIALISTAS AINDA PRECISAM REALIZAR TESTES EM GRUPOS MAIORES PARA AVALIAR A EFICÁCIA E A SEGURANÇA DA VACINA. ALÉM DISSO, SERÁ PRECISO MEDIR O EFEITO DESTE TRATAMENTO A LONGO PRAZO.