PESQUISA CANADENSE INDICA QUE RECONSTRUÇÃO IMEDIATA DA MAMA REDUZ TRAUMA DE CIRURGIA APÓS CÂNCER.

Enviado por Redação em seg, 17/10/2016 - 14:21

O CÂNCER DE MAMA ATINGE MILHARES DE MULHERES NO MUNDO INTEIRO E A RETIRADA DOS SEIOS É UM PROCESSO TRAUMÁTICO PARA A MAIORIA DAS PACIENTES. UMA PESQUISA PUBLICADA PELA UNIVERSIDADE DE TORONTO, NO CANADÁ, AFIRMOU QUE A RECONSTRUÇÃO IMEDIATA DA MAMA PODE RESGUARDAR AS PACIENTES DE SENTIREM ANGUSTIA, MAL ESTAR SEXUAL E PROBLEMAS DE AUTOESTIMA.

DAS 106 PACIENTES ANALISADAS PELO ESTUDO, 30 OPTARAM PELA RECONSTRUÇÃO IMEDIATA E 76 REALIZARAM A CIRURGIA APENAS 3 ANOS DEPOIS APRESENTANDO INSATISFAÇÃO COM O CORPO, PROBLEMAS COM A SEXUALIDADE E ATÉ DEPRESSÃO.

SEIS MESES APÓS A CIRURGIA OS GRUPOS NÃO INDICAVAM MAIS DIFERENÇA NO MODO COMO SE VIAM. APENAS QUESTÕES RELACIONADAS À SEXUALIDADE DEMORARAM MAIS TEMPO PARA SEREM SUPERADAS, EM UM PERÍODO DE 12 A 18 MESES, SEGUNDO OS CIENTISTAS.

NO BRASIL, FOI CRIADA, EM 2013, UMA LEI QUE DETERMINA QUE O SUS (SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE) DEVE ARCAR COM OS CUSTOS DA RETIRADA E DA RECONSTRUÇÃO IMEDIATA DAS MAMAS EM UM ÚNICO PROCEDIMENTO. CASO AS CIRCUNSTANCIAS DA PACIENTE NÃO SEJAM FAVORÁVEIS, A CIRURGIA PLÁSTICA DEVE ACONTECER QUANDO A MULHER ESTIVER EM CONDIÇÕES DE REALIZA-LA.

NESSE MÊS SE COMEMORA A CAMPANHA OUTUBRO ROSA QUE TEM O OBJETIVO DE CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO PARA A PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA. NO BRASIL OS ÍNDICES DE PACIENTES DIAGNOSTICADAS COM CÂNCER ANTES DOS 50 ANOS DE IDADE CHEGAM A 40%.