O AVANÇO NAS PESQUISAS SOBRE CARROS AUTÔNOMOS NO MUNDO

Enviado por Redação em sex, 26/05/2017 - 13:55

OS VEÍCULOS AUTÔNOMOS, TAMBÉM CONHECIDOS COMO CARROS ROBÓTICOS OU CARROS SEM MOTORISTA TÊM COMO OBJETIVO SUBSTITUIR O CONDUTOR HUMANO POR UM SISTEMA DE CONTROLE COMPUTACIONAL QUE INTEGRE OS RECURSOS TECNOLÓGICOS DO VEÍCULO. DIVERSAS TÉCNICAS DIFERENCIADAS TÊM SIDO DESENVOLVIDAS PELOS GRUPOS DE PESQUISA AO REDOR DO MUNDO PARA ATINGIR ESTES OBJETIVOS. E A UFES TAMBÉM ESTÁ NA LINHA DE FRENTE DESSAS PESQUISAS. O SEU CARRO AUTONOMO FOI O PRIMEIRO DO BRASIL A RODAR POR VIAS URBANAS E RODOVIAS NO BRASIL SEM INTERVENÇÃO HUMANA, FAZENDO A VIAGEM DE VITORIA A GUARAPARI NO ULTIMO DIA 12 DE MAIO.

ENTRE O BENEFÍCIOS QUE VIRÃO COM ESSA TECNOLOGIA ESTÃO A REDUÇÃO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO PROVOCADOS POR FATORES HUMANOS; POSSIBILIDADE DE DEFICIENTES (MOTORAS OU VISUAIS) UTILIZAREM O AUTOMÓVEL SEM AUXÍLIO DE TERCEIROS; AUMENTO DA PRODUTIVIDADE JÁ QUE O CONDUTOR PODE REALIZAR OUTRAS ATIVIDADES DURANTE O PROCESSO DE NAVEGAÇÃO; E O AUMENTO DA CAPACIDADE DE TRÁFEGO DAS VIAS COM A REDUÇÃO DAS DISTÂNCIAS ENTRE OS VEÍCULOS, EM FUNÇÃO DE MENOR TEMPO DE REAÇÃO PARA FRENAGENS.

UMA PESQUISA, ENCOMENDADA PELA SOCIETY OF MOTOR MANUFACTURERS AND TRADERS, OUVIU MAIS DE 3.600 MOTORISTAS NO REINO UNIDO, DIVIDIDO EM TRÊS GRUPOS: MOTORISTAS ENTRE 17 E 24 ANOS; AQUELES COM MAIS DE 65 ANOS; E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. O ESTUDO REVELOU QUE METADE DOS MOTORISTAS DE 17 A 24 ANOS USARIA UM VEÍCULO AUTÔNOMO CONECTADO HOJE. PARA OS ENTREVISTADOS, O MAIOR BENEFÍCIO DA TECNOLOGIA SERIA A CONDUÇÃO DESPREOCUPADA, COM CARROS QUE BRECAM E ESTACIONAM SOZINHOS.

UMA PARCERIA ENTRE A CONSULTORIA BOSTON CONSULTING GROUP (BCG) E O FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL ANALISOU OS IMPACTOS DA PRESENÇA DE CARROS AUTÔNOMOS EM AMBIENTES URBANOS. DE ACORDO COM O ESTUDO, A POPULARIZAÇÃO DESTES DOIS TIPOS DE VEÍCULOS RESULTARIA EM 60% MENOS CARROS ANDANDO NA RUA, TRAZENDO DIMINUIÇÃO NO CONGESTIONAMENTO DE GRANDES CIDADES, POR EXEMPLO. OUTRO IMPACTO SERIA A DIMINUIÇÃO DE 90% NO NÚMERO DE ACIDENTES ENTRE VEÍCULOS. OS BENEFÍCIOS TAMBÉM SERIAM AMBIENTAIS. HAVERIA UMA DIMINUIÇÃO DE 80% NA EMISSÃO DE GASES POLUENTES.

O GOOGLE É A QUE HÁ MAIS TEMPO TRABALHA COM O DESENVOLVIMENTO DESSE TIPO DE VEÍCULO, LANÇANDO, EM 2014, UM PROTÓTIPO SEM PEDAIS, VOLANTE E QUE SE LOCOMOVE SOZINHO, CHAMADO DE GOOGLE CAR.
O GOVERNO DA COREIA DO SUL ESTÁ CONSTRUINDO UMA CIDADE INTEIRA SÓ PARA SERVIR DE LABORATÓRIO PARA SISTEMAS DE DIREÇÃO INDEPENDENTE. A CIDADE, CHAMADA DE K-CITY, TERÁ TODOS OS ASPECTOS VIÁRIOS DE UMA CIDADE NORMAL, INCLUINDO RUAS MAIS ESTREITAS NO CENTRO, FAIXAS DE ÔNIBUS, AVENIDAS SUBURBANAS E PISTAS EXPRESSAS. NO TOTAL, A CIDADE COBRIRÁ UMA ÁREA DE MAIS DE 360 MIL METROS QUADRADOS (CERCA DE 50 CAMPOS DE FUTEBOL), E SERÁ DE LONGE A MAIOR DE SEU TIPO. ALGUMAS DAS EMPRESAS QUE ESTÃO INVESTINDO SÃO AS MONTADORAS HYUNDAI MOTORS E KIA MOTORS.