MÉDICOS BRITÂNICOS CONSEGUIRAM IDENTIFICAR O RETORNO DE UM CÂNCER UM ANO ANTES DOS EXAMES TRADICIONAIS

Enviado por Redação em sex, 05/05/2017 - 15:35

MÉDICOS BRITÂNICOS CONSEGUIRAM IDENTIFICAR O RETORNO DE UM CÂNCER UM ANO ANTES DOS EXAMES TRADICIONAIS, EM UMA DESCOBERTA ANIMADORA PARA O COMBATE À DOENÇA. A EQUIPE CONSEGUIU RASTREAR NO SANGUE SINAIS DE CÂNCER QUANDO AINDA ERA APENAS UM PEQUENO AMONTOADO DE CÉLULAS INVISÍVEIS AO RAIO-X E A TOMOGRAFIA E ISSO DEVE PERMITIR AOS MÉDICOS TRATAR O TUMOR MAIS CEDO, O QUE TAMBÉM AUMENTARIA AS CHANCES DE CURÁ-LO.

O ESTUDO TAMBÉM PODE LEVAR A NOVAS IDEIAS PARA REMÉDIOS CONTRA O CÂNCER, APÓS NOTAR COMO O DNA INSTÁVEL PERMITE A RÁPIDA EVOLUÇÃO DO TUMOR.

A PESQUISA FOCOU EM CÂNCER DE PULMÃO, MAS OS PROCESSOS ESTUDADOS SÃO TÃO BÁSICOS QUE AS DESCOBERTAS DEVEM PODER SER APLICADAS A OUTROS TIPOS DE CÂNCER. O CÂNCER DE PULMÃO É O QUE MAIS MATA NO MUNDO, E O PRINCIPAL OBJETIVO DO ESTUDO ERA ACOMPANHAR O SEU DESENVOLVIMENTO A PONTO DE SE ESPALHAR POR TODO O CORPO.

O EXAME DE SANGUE É A SEGUNDA GRANDE DESCOBERTA FEITA PELOS CIENTISTAS ENVOLVIDOS EM UM VASTO PROJETO QUE PESQUISA O CÂNCER. A PRIMEIRA DESCOBERTA QUE É CONSIDERADA CHAVE NAS PESQUISAS, FOI SOBRE O PAPEL DA INSTABILIDADE DO DNA NA REINCIDÊNCIA DO CÂNCER. OS PRIMEIROS RESULTADOS DA PESQUISA SERÃO UTEIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE REMÉDIOS, POIS ENTENDENDO O PAPEL-CHAVE DA INSTABILIDADE CROMOSSÔMICA, CIENTISTAS PODERÃO ACHAR FORMAS DE CONTÊ-LA.