Lançamento simultâneo de sete obras literárias na Serra
Nesta terça-feira (18), a partir das 18 horas, serão lançados sete livros editados por intermédio da Lei Chico Prego. O evento é na Biblioteca e Centro Cultural Carlos Correa Loyola, em Valparaíso, na Serra.
Quem gosta de poesia poderá conferir a obra "Se as Flores pudessem falar", de Adonias Baldan, e "Lençol de Ilusão", de Marcos Marcelo Lírio. As temáticas abordadas são a modernidade e as relações sociais marcadas pela grande velocidade do tempo.
Para quem acredita que uma comida bem preparada faz toda diferença e pode dizer muito sobre um povo, o escritor Orlando Costa Santos dá receitas de pratos que são consumidos nos rituais de candomblé e umbanda. O título do livro é "Culinária dos Deuses Encantados".
Nesta noite também não faltarão recortes históricos. "O Tempo e a força: a história de uma insurreição imaginada", de Isabela Basílio de Souza é uma análise da relação entre história e ficção no romance "O Templo e a Força", a licença poética de Luiz Guilherme Santos Neves sobre a Insurreição do Queimado, que aconteceu na Serra em 1849.
Já a obra "Luiz Gama e André Rebouças: Negros Livres no Brasil Imperial", de Hiléia Araújo de Castro é uma Biografia e militância de dois abolicionistas s descendentes de negros. Gama e Rebouças eram intelectuais, tidos como "mulatos geniais".
Outro lançamento da noite é a obra infantojuvenil "Tony: O Salva-Peixes do Fundo do Mar", de Célia Mara Rangel Nunes. A trama narra as aventuras de um caranguejo literalmente "antenado" na modernidade, que vive para a missão herdada do pai e do avô: salvar peixes das redes dos pescadores.
Quem sabe que uma imagem pode valer mais que mil palavras terá a oportunidade de aprender como fotografar com o livro "Introdução à Fotografia". Segundo o autor Rodger Savaris, a obra, que é resultado de anos de trabalho como fotógrafo, aborda as evoluções da fotografia até a atualidade e como essa arte está ligada à comunicação.
Confira a matéria completa.