FESTIVAL DA MATEMÁTICA VAI MOSTRAR COMO CÁLCULOS PODEM DIVERTIR NO RIO DE JANEIRO
TRÊS ESCOLAS DO RIO DE JANEIRO REALIZAM, ENTRE OS DIAS 27 E 30 DE ABRIL, O FESTIVAL DA MATEMÁTICA. O EVENTO É GRATUITO E PRETENDE PÔR UM FIM À IDEIA DE QUE MATEMÁTICA É UM ASSUNTO CHATO. PARA ISSO, SERÃO REALIZADAS MAIS DE 40 OFICINAS QUE ALIAM NÚMEROS À DIVERSÃO E À ARTE, MOSTRANDO COMO CÁLCULOS APARENTEMENTE DISTANTES FAZEM PARTE DO NOSSO COTIDIANO.
AS OFICINAS FORAM INSCRITAS NO FESTIVAL POR ESCOLAS E UNIVERSIDADES DE TODO O PAÍS, E SELECIONADAS ENTRE 247 PROPOSTAS. O OBJETIVO FINAL É QUE, ALÉM DE ATRAIR CRIANÇAS, ADOLESCENTES, PAIS E EDUCADORES QUE VISITAREM O EVENTO, ESSAS ATIVIDADES POSSAM SER REPRODUZIDAS EM MAIS COLÉGIOS.
REALIZADO PELO INSTITUTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA (IMPA) E PELA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA (SBM), O FESTIVAL PRETENDE APROXIMAR O UNIVERSO DOS NÚMEROS AO DIA A DIA DAS PESSOAS, USANDO, POR EXEMPLO, O JOGO POKÉMON GO PARA ENSINAR CÁLCULOS E EXPLICANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ORIGAMIS.
MARCELO VIANA, DIRETOR DO INSTITUTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA, EXPRESSA QUE “INFELIZMENTE, A MATEMÁTICA É APRESENTADA ÀS CRIANÇAS EM CONDIÇÕES MUITO LONGE DAS IDEAIS. É VISTA COMO ENFADONHA E INÚTIL, E, JUSTAMENTE POR ISSO, TEREMOS NO FESTIVAL, OFICINAS NAS QUAIS SE PODE COLOCAR A MÃO NA MASSA, FAZER VOCÊ MESMO”.
O FESTIVAL MARCA O INÍCIO DO BIÊNIO DA MATEMÁTICA NO BRASIL, QUE, ATÉ O FIM DE 2018, REUNIRÁ UMA SÉRIE DE OUTROS EVENTOS. ENTRE ELES, OS DOIS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS MUNDIAIS DA ÁREA: A OLIMPÍADA INTERNACIONAL DA MATEMÁTICA DE 2017 E O CONGRESSO INTERNACIONAL DE MATEMÁTICOS DE 2018, AMBOS NO RIO DE JANEIRO.