ESTUDO MOSTRA QUE CIGARROS LIGHT SÃO MAIS PERIGOSOS QUE OS NORMAIS

Enviado por Redação em qua, 24/05/2017 - 16:11

ESTUDO MOSTRA QUE CIGARROS LIGHT SÃO MAIS PERIGOSOS QUE OS NORMAIS. CIENTISTAS DE CINCO CENTROS DE PESQUISAS SOBRE O CÂNCER NOS ESTADOS UNIDOS CONCLUÍRAM QUE ESTES CIGARROS - QUE TÊM MAIS POROS NO FILTRO, O QUE PERMITE UM AUMENTO DA VENTILAÇÃO NO ATO DE FUMAR - EXPLICARIAM O AUMENTO NOS ÚLTIMOS 50 ANOS DO ADENOCARCINOMA PULMONAR, UM TIPO DE CÂNCER DE PULMÃO. ESTE TIPO DE CÂNCER É O MAIS COMUM ATUALMENTE ENTRE FUMANTES.

OS CIENTISTAS AVALIAM QUE OS FILTROS PERFURADOS FAZEM INALAR MAIS FUMAÇA COM TAXAS MAIS CONCENTRADAS DE CARCINÓGENOS E OUTRAS TOXINAS. PETER SHIELDS, DIRETOR ADJUNTO DO CENTRO ONCOLÓGICO INTEGRAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE OHIO, E UM DOS PRINCIPAIS AUTORES DO ESTUDO PÚBLICO NA REVISTA DO INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER, AFIRMA QUE "ESSES FILTROS MODIFICAM A COMBUSTÃO DO TABACO, O QUE PRODUZ MAIS CARCINÓGENOS NA FORMA DE PARTÍCULAS FINAS QUE CHEGAM ÀS PARTES MAIS PROFUNDAS DOS PULMÕES, ONDE COSTUMAM SE DESENVOLVER O CÂNCER".

PARA SHIELDS, "É PARTICULARMENTE PREOCUPANTE O FATO DE QUE ESTES FILTROS COM BURACOS ESTÃO PRATICAMENTE EM TODOS OS CIGARROS VENDIDOS NA ATUALMENTE".

OS CIENTISTAS CONSIDERAM QUE SÃO NECESSÁRIAS MAIS INVESTIGAÇÕES PARA CONFIRMAR QUE A ELIMINAÇÃO DOS BURACOS NOS FILTROS NÃO SE TRADUZIRIA EM UM AUMENTO DE DEPENDÊNCIA DA NICOTINA OU EM UMA MAIOR EXPOSIÇÃO AOS AGENTES TÓXICOS DOS CIGARROS.

OS RESULTADOS DO ESTUDO CONCLUÍRAM QUE AS INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS POR SUPERVISIONAR OS ALIMENTOS E MEDICAMENTOS DEVERIAM REGULAR OU ATÉ PROIBIR TOTALMENTE OS FILTROS VENTILADOS DOS CIGARROS.