ENCONTRADO GENE DA ANOREXIA QUE PASSA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO

Enviado por Redação em qua, 24/05/2017 - 15:19

A ANOREXIA É UM TRANSTORNO MENTAL CARACTERIZADO PELA OBSESSÃO COM O PRÓPRIO PESO E A IMPOSIÇÃO DE SEVERAS RESTRIÇÕES ALIMENTARES A SI MESMO. SEGUNDO A ANAD, ORGANIZAÇÃO NORTE-AMERICANA SEM FINS LUCRATIVOS DEDICADA AO COMBATE DOS DISTÚRBIOS ALIMENTARES, A DOENÇA AFETA 2,5 VEZES MAIS MULHERES DO QUE HOMENS, E CERCA DE 1% DAS MULHERES DOS EUA SÃO OU FORAM ANORÉXICAS. UMA EM CADA CINCO VÍTIMAS DE ANOREXIA COMETE SUICÍDIO.

É COMUM APONTAR, NO MUNDO CONTEMPORÂNEO, A CONEXÃO ENTRE O ELEVADO NÚMERO DE CASOS DE ANOREXIA E A REPRESENTAÇÃO DO CORPO DA MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E NO MUNDO DA MODA, E É PRATICAMENTE CONSENSO NA PSIQUIATRIA QUE A IMPOSIÇÃO DE PADRÕES DE BELEZA INALCANÇÁVEIS A MULHERES JOVENS TEM UMA BOA PARCELA DE CULPA NAS ESTATÍSTICAS CITADAS ACIMA.

ACONTECE QUE ÀS VEZES O CORPO TAMBÉM NÃO COLABORA. UM ESTUDO PUBLICADO PELA EQUIPE DA PSIQUIATRA SUECA CYNTHIA BULIK, DO KAROLINSKA INSTITUTET EM ESTOCOLMO, REVELOU QUE O DISTÚRBIO NÃO PODE SER ATRIBUÍDO SÓ A FATORES SOCIAIS E PSICOLÓGICOS, MAS TAMBÉM À AÇÃO DE UM GENE ESPECÍFICO, QUE TORNA SEUS PORTADORES MAIS PRÉ-DISPOSTOS A TER A DOENÇA.

NO ARTIGO CIENTÍFICO, UM GRUPO DE MAIS DE 200 PESQUISADORES ANALISOU O MATERIAL GENÉTICO DE PESSOAS ANORÉXICAS, CURADAS OU NÃO, E O COMPAROU AO DE PESSOAS SEM PROBLEMAS DE SAÚDE. ELES DESCOBRIRAM QUE UM LOCUS GENÉTICO, LOCALIZADO NO CROMOSSOMO DE NÚMERO 12, É DETERMINANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA DOENÇA.

ESSA FOI A PRIMEIRA VEZ EM QUE UMA VARIAÇÃO GENÉTICA DIRETAMENTE ASSOCIADA AO TRANSTORNO ALIMENTAR FOI ENCONTRADA. JÁ SE SUSPEITAVA HÁ ALGUM TEMPO, PORÉM, QUE A ANOREXIA FOSSE UMA DOENÇA PARCIALMENTE HEREDITÁRIA – ESTUDOS COM IRMÃOS GÊMEOS QUE SOFREM DA DOENÇA LEVANTAM A HIPÓTESE COM ALGUMA FREQUÊNCIA.

GEROME BREEN, DO KING’S COLLEGE DE LONDRES, UM DOS CO-AUTORES DO ESTUDO, SE UNIU A MAIS DE 220 CIENTISTAS E TRABALHADORES DA SAÚDE PARA ALCANÇAR OS RESULTADOS. SEGUNDO ELE SEM ESSA COLABORAÇÃO, JAMAIS SERIA POSSÍVEL DESCOBRIR QUE A ANOREXIA TEM RAÍZES TANTO PSIQUIÁTRICAS QUANTO METABÓLICAS.