Dez anos da morte de Dona Zica, esposa de Cartola e grande dama da Mangueira

Enviado por Diana Klippel em ter, 22/01/2013 - 09:58

No dia 22 de janeiro de 2003, morria no Rio de Janeiro a sambista Eusébia Silva de Oliveira, mais conhecida como Dona Zica. A segunda e eterna esposa de Cartola encerrou há uma década um ciclo iniciado aos 15 anos, quando vestiu pela primeira vez roupas verde e rosa, cores oficiais da Mangueira, nome do morro onde morou e da escola que defendeu por toda a sua vida. Dona Zica era uma das últimas remanescentes da "velha guarda" do samba da Mangueira e foi um ícone na escola, no morro, no Rio de Janeiro, no país e no mundo.

Foi ao lado de Dona Zica que Cartola gravou seus quatro discos e compôs músicas como As Rosas Não Falam e O Sol Nascerá. A parceria marcou para sempre a história da música brasileira. Com Zica, Cartola reencontrou o samba. Dias antes do casamento, em 1964, compôs a música Nós Dois, em homenagem à união.

Dona Zica nasceu num domingo de Carnaval, no dia 6 de fevereiro de 1913, e em 2013 completaria um século de vida. Ouça a matéria e saiba mais sobre a grande dama da verde-e-rosa.