COM APOIO DO MCTIC, PEQUENAS EMPRESAS DESENVOLVEM TECNOLOGIAS DE COMBATE AO AEDES
UM GRUPO DE SEIS PEQUENAS EMPRESAS DE SÃO PAULO ESTÁ DESENVOLVENDO REPELENTES, DIAGNÓSTICOS RÁPIDOS E ARMADILHAS PARA CAPTURA DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI, TRANSMISSOR DA DENGUE, VÍRUS ZIKA E DAS FEBRES AMARELA E CHIKUNGUNYA, COM APOIO DO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES (MCTIC).
POR MEIO DA FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS (FINEP) E DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DE SÃO PAULO (FAPESP), UM TOTAL DE R$ 10 MILHÕES SERÁ REPASSADO ÀS EMPRESAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE COMBATE AO AEDES. ELAS FORAM SELECIONADAS EM CHAMADA PÚBLICA CUJO RESULTADO FOI DIVULGADO EM JANEIRO.
UMA DESSAS EMPRESAS, A DC QUÍMICA, ESTÁ DESENVOLVENDO UM REPELENTE NATURAL COM BASE NO RAMNOLIPÍDEO, UM COMPOSTO PRODUZIDO A PARTIR DE BACTÉRIAS. A SUBSTÂNCIA ERA CONHECIDA COMO UM COMPOSTO NATURAL CAPAZ DE REDUZIR A TENSÃO SUPERFICIAL DE LÍQUIDOS.
É UTILIZADO NA INDÚSTRIA, PRINCIPALMENTE EM PRODUTOS DE LIMPEZA, COMO DETERGENTES, PELA CAPACIDADE DE UNIR SUBSTÂNCIAS QUE NÃO SE MISTURAM COMO ÁGUA E ÓLEO, E NA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS.
SEGUNDO O DIRETOR DA DC QUÍMICA, BRUNO DE ARRUDA CARILLO, O PRODUTO DEVE CHEGAR AO MERCADO EM 2019, COM UM PREÇO ACESSÍVEL.
PARA ELE, O APOIO DA FINEP E FAPESP É FUNDAMENTAL PARA ACELERAR O DESENVOLVIMENTO E A ENTRADA DO PRODUTO NO MERCADO.
O DIRETOR-GERAL DA PROMIP CONSULTORIA E ASSESSORIA EM AGRONOMIA, MARCELO POLETTI, CONCORDA. NA SUA AVALIAÇÃO, ESSE TIPO DE APOIO POSSIBILITA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS APLICADAS EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA DE PEQUENO E MÉDIO PORTE, DANDO AGILIDADE PARA SEUS DEPARTAMENTOS DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PARA A GERAÇÃO DE INOVAÇÕES QUE CONTRIBUIRÃO PARA MELHORAR A SAÚDE DA POPULAÇÃO.
SEGUNDO POLETTI, A EMPRESA ESTÁ MAPEANDO A RESISTÊNCIA DO MOSQUITO A DIFERENTES PRODUTOS QUÍMICOS E BIOLÓGICOS EM CERCA DE 140 MUNICÍPIOS.
A PREVISÃO É QUE O SERVIÇO COMECE A SER COMERCIALIZADO EM SÃO PAULO EM MEADOS DE 2018 E SEJA DISTRIBUÍDO PARA OS DEMAIS ESTADOS DO PAÍS POSTERIORMENTE.