CIENTISTAS DESCOBREM FÓRMULA MATEMÁTICA DA FELICIDADE
E QUEM DIRIA QUE O SEGREDO DA FELICIDADE PODERIA ESTAR NOS NÚMEROS?
BOM, PELO MENOS É NISSO QUE OS CIENTISTAS E PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE COLLEGE LONDON, NA INGLATERRA, ACREDITAM. JÁ QUE ELES FORAM RESPONSÁVEIS POR DESENVOLVER UMA FÓRMULA MATEMÁTICA PARA TENTAR MEDIR O NÍVEL DE FELICIDADE DE UMA PESSOA. E ESSA EQUAÇÃO TAMBÉM PARECE AJUDAR A ENTENDER OS FATORES QUE LEVAM A UMA PESSOA SER FELIZ, ALÉM DE MOSTRAR QUE EXISTE UMA ENORME CORRELAÇÃO ENTRE FELICIDADE E EXPECTATIVA
.
OS ESTUDOS COMEÇARAM EM 2014 E TODOS OS DADOS OBTIDOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE UM JOGO DE CELULAR EM QUE OS JOGADORES ERAM APRESENTADOS A DUAS SITUAÇÕES, UMA MAIS ARRISCADA E OUTRA MAIS SEGURA E CONFORTÁVEL. TODA A EXPERIÊNCIA ERA BEM SIMPLES. OS PARTICIPANTES DEVERIAM ESCOLHER UMA DAS OPÇÕES PARA RESPONDER A PERGUNTA “O QUE LHE FARIA FELIZ?”.
OS CÁLCULOS CONCLUÍRAM QUE ESTAR FELIZ É VER QUE A REALIDADE ESTÁ ACIMA DO QUE ESPERÁVAMOS E MELHOR DO QUE ESTARIA SE TIVÉSSEMOS ESCOLHIDO O OUTRO CAMINHO.
OS ESTUDOS TAMBÉM CONCLUÍRAM QUE A FELICIDADE É AFETADA POR QUEM ESTÁ POR PERTO. OS CIENTISTAS FIZERAM O TESTE COM DINHEIRO E ANALISARAM COMO AS PESSOAS SE SENTIAM QUANDO A OUTRA GANHAVA MENOS OU MAIS QUE ELES. LOGO DEPOIS TERIAM DE DIVIDIR O DINHEIRO DA MANEIRA QUE QUISESSEM.
O MAIS INTERESSANTE DA PESQUISA É QUE A CONCLUSÃO OBTIDA FOI QUE TEMOS AVERSÃO A DESIGUALDADE. É MAIS DIFÍCIL SER FELIZ QUANDO AS PESSOAS ESTÃO EM UMA SITUAÇÃO DIFERENTE DA NOSSA, SEJA MELHOR OU PIOR. QUANDO ESTAMOS POR CIMA, O FATOR QUE ATRAPALHA É A CULPA. JÁ QUANDO VEMOS O OUTRO GANHAR MAIS, SURGE A INVEJA. COM ESSE FATO A EQUAÇÃO TAMBÉM PODERIA SER INDICADORA DE GENEROSIDADE.
A VERDADE É QUE AS EMOÇÕES HUMANAS SÃO DENSAS, E AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS SÃO MUITO COMPLEXAS, MAS TALVEZ, QUEM SABE, NÃO FALTE MUITO PARA QUE ELAS CAIBAM EM UM QUADRO NEGRO.