CIENTISTA DA MICROSOFT CRIA RELÓGIO QUE ANULA TREMORES DO PARKINSON

Enviado por Redação em qua, 07/06/2017 - 15:58

CONTROLADO POR TABLET, O "EMMA WATCH" PODE DEVOLVER HABILIDADES MANUAIS A QUEM SOFRE DE MAL DE PARKINSON - COMO POR EXEMPLO, ESCREVER À MÃO.
A DESIGNER GRÁFICA EMMA LAWTON, 33, FOI DIAGNOSTICADA COM MAL DE PARKINSON EM ABRIL DE 2013. DESDE ENTÃO, A TAREFA DE ESCREVER E FAZER ESBOÇOS À MÃO NUNCA MAIS FOI A MESMA.

OS TREMORES CONSTANTES E A PERDA DO CONTROLE SOBRE OS MOVIMENTOS DA MÃO, SINTOMAS DA DOENÇA, FORAM TIRANDO SUAS HABILIDADES NO DESENHO – TÃO IMPORTANTES À PROFISSÃO.

MAS A INGLESA GANHOU NOVAS PERSPECTIVAS A PARTIR DE UMA TÉCNICA INOVADORA, DESENVOLVIDA PELA DIRETORA DE INOVAÇÃO DA MICROSOFT (E SUA AMIGA PESSOAL) HAIYAN ZHANG: UM RELÓGIO, CONTROLADO POR TABLET, QUE CONSEGUIU DIMINUIR SEUS TREMORES – A PONTO DE FAZÊ-LA TER UMA LETRA A MÃO LEGÍVEL, OU TRAÇAR FORMAS GEOMÉTRICAS BEM MAIS FIÉIS.

ATÉ HOJE SEM CURA, O PARKINSON AFETA 10 MILHÕES DE PESSOAS EM TODO O MUNDO. A DOENÇA CONSISTE NA DESREGULAÇÃO DAS FUNÇÕES MOTORAS DO CÉREBRO, QUE PASSA A ENVIAR SINAIS CONFLITANTES AOS MÚSCULOS. ESSA GRANDE CARGA DE INFORMAÇÕES NÃO CONSEGUE SER ASSIMILADA POR ELES, QUE SOFREM ESPASMOS INVOLUNTÁRIOS, AFETANDO SOBRETUDO AS MÃOS.

O FUNCIONAMENTO DO RELÓGIO INTERFERE EXATAMENTE AÍ. CONTANDO COM PEQUENOS MOTORES QUE VIBRAM, O OBJETO CONSEGUE “DISTRAIR A MENTE” DO USUÁRIO.
ISSO PORQUE SUAS VIBRAÇÕES QUEBRAM O CÍRCULO VICIOSO CRIADO ENTRE A MÃO E O CÉREBRO, PORTANTO, TENDO QUE ORDENAR MENOS MOVIMENTOS MUSCULARES INVOLUNTÁRIOS, O CÉREBRO CONSEGUE SE CONCENTRAR MAIS NA TAREFA MANUAL.

ASSIM, PODE-SE SEGURAR A CANETA COM MAIS FIRMEZA, O QUE FAZ COM QUE O RESULTADO DOS TRAÇOS SEJA MELHOR. O DISPOSITIVO, ATIVADO COM UM COMANDO POR TABLET, FOI BATIZADO DE “EMMA WATCH”, EM HOMENAGEM À DESIGNER BRITÂNICA.