CÉREBRO DE MULHERES GRÁVIDAS PERDE MASSA PARA ATENDER MELHOR DEMANDAS DO BEBÊ

Enviado por Redação em qui, 26/01/2017 - 16:11

UM ESTUDO EUROPEU AFIRMOU QUE A GRAVIDEZ REDUZ A MASSA CINZENTA EM CERTAS ÁREAS DO CÉREBRO DAS MULHERES PARA AUXILIA-LAS A CRIAR LAÇOS COM O BEBÊ E SE PREPARAR PARA AS DEMANDAS DA MATERNIDADE. SEGUNDO OS PESQUISADORES, AS TRANSFORMAÇÕES TRARIAM VANTAGENS ÀS NOVAS MÃES COMO AJUDA PARA IDENTIFICAR AS NECESSIDADES DO BEBÊ, FICAR MAIS ATENTA A POTENCIAIS AMEAÇAS SOCIAIS E SE APROXIMAR MAIS DO NENÉM.

A PESQUISA FOI BASEADA EM IMAGENS DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA FEITAS DO CÉREBRO DE 25 MULHERES ANTES, DURANTE E DOIS ANOS APÓS A PRIMEIRA GRAVIDEZ. AS MUDANÇAS FORAM TÃO EVIDENTES QUE OS COMPUTADORES FORAM CAPAZES DE IDENTIFICAR QUAIS MULHERES JÁ HAVIAM ENGRAVIDADO SOMENTE COM A ANÁLISE DAS IMAGENS DOS CÉREBROS.

EM UMA DAS TAREFAS, A ATIVIDADE CEREBRAL DAS MÃES ERA MONITORADA ENQUANTO ELAS OLHAVAM FOTOS DE SEUS BEBÊS E DE OUTRAS CRIANÇAS. OS PESQUISADORES OBSERVARAM QUE QUANDO ELAS VIAM AS IMAGENS DOS FILHOS, AS PARTES DO CÉREBRO ATIVADAS ERAM MUITO PRÓXIMAS DAQUELAS ÁREAS ONDE A MASSA CINZENTA HAVIA SIDO REDUZIDA DURANTE A GRAVIDEZ. MAS ESSAS MESMAS REGIÕES CEREBRAIS NÃO ERAM ACIONADAS QUANDO AS MÃES OLHAVAM FOTOS DE OUTROS BEBÊS

DE ACORDO COM A PESQUISA, TODAS AS MULHERES SÃO AFETADAS DA MESMA FORMA, INDEPENDENTE DA FORMA COMO ENGRAVIDARAM. A GRAVIDEZ É CARACTERIZADA POR INTENSAS CORRENTES DE HORMÔNIOS SEXUAIS E ENVOLVE GRANDES MUDANÇAS TANTO FÍSICAS QUANTO EMOCIONAIS POR PASSAREM POR UMA AVALANCHE DE ESTROGÊNIO MUITO MAIOR DO QUE ELAS PASSARÃO PELO RESTO DA VIDA.

MUITAS MULHERES AFIRMAM QUE "ESQUECEM" DE COISAS FACILMENTE OU QUE SE SENTEM MAIS EMOTIVAS DURANTE A GESTAÇÃO E, GERALMENTE, CITAM A GRAVIDEZ COMO RESPONSÁVEL, O QUE PARECE ESTAR EM SINTONIA COM O RESULTADO DO ESTUDO.