ACADEMIA DIZ QUE DEPENDE DE DYLAN ACEITAR NOBEL
BOB DYLAN É CONHECIDO POR FUGIR DA IMPRENSA E ESTÁ DANDO DOR DE CABEÇA PARA A ACADEMIA SUECA. ESSA SEMANA O COMITÊ QUE PREMIOU O CANTOR E COMPOSITOR NORTE-AMERICANO COM O PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA AFIRMOU ESTAR A CRITÉRIO DO MÚSICO PARTICIPAR OU NÃO DA CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO NESTE ANO.
NO INÍCIO DE OUTUBRO, EM UMA ESCOLHA CONTROVERSA, A ACADEMIA SUECA DEU A DYLAN O PRÊMIO POR, SEGUNDO REPRESENTANTES, TER CRIADO NOVAS EXPRESSÕES POÉTICAS DENTRO DA GRANDE TRADIÇÃO DE MÚSICA NORTE-AMERICANA.
AINDA ASSIM, ALGUNS QUESTIONARAM SE SEU TRABALHO SE QUALIFICA COMO LITERATURA. OUTROS RECLAMARAM QUE O COMITÊ PERDEU A OPORTUNIDADE DE TRAZER A ATENÇÃO A ARTISTAS MENOS CONHECIDOS.
SEGUNDO SARA DANIUS, SECRETÁRIA PERMANENTE DA ACADEMIA, O AUTOR PREMIADO COM O PRÊMIO NOBEL TOMA SUA PRÓPRIA DECISÃO EM RELAÇÃO ÀS CERIMÔNIAS ENVOLVENDO A APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO.
BOB DYLAN REVOLUCIONOU A MÚSICA POPULAR NORTE-AMERICANA COM COMPOSIÇÕES COMO "BLOWIN' IN THE WIND" E "LIKE A ROLLING STONE" E ALÉM DO TÍTULO RECEBERÁ 8 MILHÕES DE COROAS SUECAS, EQUIVALENTE A CERCA DE 3 MILHÕES DE REAIS.
A CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DO NOBEL OCORRE TODOS OS ANOS NO DIA 10 DE DEZEMBRO. SE BOB DYLAN MANTIVER O SILÊNCIO, SERÁ O PRIMEIRO PREMIADO A IGNORAR A DECISÃO DA ACADEMIA SUECA.