5 DE MAIO: UFES COMPLETA 63 ANOS E REITOR FALA SOBRE OS DESAFIOS DA INSTITUIÇÃO

Enviado por Redação em sex, 05/05/2017 - 15:42

NESTE MÊS DE MAIO, MAIS PRECISAMENTE NO DIA 5 DE MAIO, A UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO FAZ ANIVERSÁRIO. SÃO 63 ANOS DE VIDA. E O REITOR REINALDO CENTODUCATTE FAZ UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA E DOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA INSTITUIÇÃO. SEGUE A ÍNTEGRA DO TEXTO DO REITOR QUE FOI PUBLICADO NO JORNAL INFORMA DA UFES:
NESTE DIA 5 DE MAIO A UFES CUMPRE MAIS UMA ETAPA DE SUA HISTÓRIA, AO COMPLETAR 63 ANOS DE TRAJETÓRIA VOLTADA PARA O ENSINO SUPERIOR PÚBLICO. FUNDADA EM 1954 COMO UNIVERSIDADE ESTADUAL, FOI FEDERALIZADA EM 1961, E MANTEVE EM SUA LINHA DO TEMPO O PERMANENTE MOVIMENTO DE AVANÇAR NO DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E DA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE QUALIDADE EM DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO.

ESSE DINAMISMO PARA FORMAR RECURSOS HUMANOS CAPAZES DE ATUAR NO MUNDO DO TRABALHO E PARA O PLENO EXERCÍCIO DA CIDADANIA MARCA ESSA HISTÓRIA DE POUCO MAIS DE SEIS DÉCADAS. TODOS OS INDICADORES RECENTES, SEJAM NO ENSINO DE GRADUAÇÃO E DE PÓS-GRADUAÇÃO, NA PESQUISA E NA EXTENSÃO, NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E NA OFERTA DE SERVIÇOS À COMUNIDADE, EVIDENCIAM E CONSOLIDAM A UFES COMO DESTACADA INSTITUIÇÃO DO ESTADO E DO PAÍS.
EM SEU PERCURSO HISTÓRICO, A UFES SOUBE ENFRENTAR ADVERSIDADES E BUSCAR OS CAMINHOS SEGUROS PARA CONTINUAR A CUMPRIR A SUA MISSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. É DE AMPLO CONHECIMENTO QUE, NO TEMPO ATUAL DE CENÁRIO ECONÔMICO RECESSIVO E DE INSTABILIDADE POLÍTICA, A UFES – ASSIM COMO AS DEMAIS UNIVERSIDADES PÚBLICAS – É FORTEMENTE ATINGIDA COM CORTES ORÇAMENTÁRIOS ACENTUADOS QUE COMPROMETEM O SEU FUNCIONAMENTO. AS GRAVES RESTRIÇÕES ORÇAMENTÁRIAS DIFICULTAM A MANUTENÇÃO DAS NOSSAS ATIVIDADES ACADÊMICAS E ADMINISTRATIVAS, E IMPÕEM PREOCUPANTES LIMITES À CAPACIDADE DE INVESTIMENTOS DA UNIVERSIDADE.

DESTE MODO, TEMOS DESENVOLVIDO UM RIGOROSO PLANO DE GESTÃO DE MODO A NÃO COMPROMETER AS ATIVIDADES ESSENCIAIS. ENTRETANTO, A INSEGURANÇA E AS INCERTEZAS QUANTO AO FUTURO DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA NESTE CENÁRIO NÃO CONSTITUEM DESÂNIMO. AO CONTRÁRIO, TEMOS RENOVADO NOSSAS ENERGIAS E BUSCADO ALTERNATIVAS CONCRETAS PARA O ENFRENTAMENTO DA CRISE QUE SE AGIGANTA. COM PLANEJADAS AÇÕES DE REDUÇÃO DE GASTOS, BUSCAMOS MANTER A UNIVERSIDADE NO PRUMO, EM SINTONIA COM OS ANSEIOS DA SOCIEDADE.

AO COMPLETAR 63 ANOS, A UFES SE RENOVA COMO UMA INSTITUIÇÃO TRANSFORMADORA E PREPARADA PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS. A MISSÃO QUE LHE FOI CONFIADA DESDE 1954 PERMANECE VIVA E PRESENTE. AS DIFICULDADES DE UMA COMPLEXA CRISE CONJUNTURAL EM CURSO NO PAÍS COMPROMETEM O SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO SUPERIOR, AMEAÇAM A SUA SOBREVIVÊNCIA, E IMPÕEM OBSTÁCULOS CONCRETOS. CONTUDO, A COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA SABERÁ, MAIS UMA VEZ NA HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE, ENFRENTAR, REFLETIR, SE MANIFESTAR E COLABORAR COM A SOCIEDADE NESSE TEMPO ADVERSO, E SE LANÇAR NA DIREÇÃO DE UM FUTURO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E DE UM BRASIL SOCIAL E ECONOMICAMENTE JUSTO.