43% DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO PARTICIPAM DE MOVIMENTOS SOCIAIS

Enviado por Redação em qua, 28/06/2017 - 17:53

A PESQUISA “REPENSAR O ENSINO MÉDIO”, MAIS RECENTE PUBLICAÇÃO DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO, APONTA QUE 43% DOS JOVENS EM IDADE PARA ESTAR NESSA ETAPA DE ENSINO PARTICIPARAM NO ÚLTIMO ANO DE ALGUM MOVIMENTO SOCIAL, COMO MANIFESTAÇÃO PÚBLICA, ABAIXO-ASSINADO, GREVE, DEBATES, ATIVIDADES EM GRUPOS RELIGIOSOS OU VOLUNTARIADO. UMA PARCELA DE QUASE 10% SE MOSTRA AINDA MAIS ENGAJADA E ATUA EM PELO MENOS TRÊS INICIATIVAS.

APESAR DOS TRABALHOS DE CAMPO TEREM SIDO FEITOS ENTRE OS MESES DE SETEMBRO E NOVEMBRO DE 2016, QUANDO OS MOVIMENTOS DE OCUPAÇÃO JÁ HAVIAM ARREFECIDO, A PARCELA DE MAIS DE 1500 JOVENS DE 15 A 19 ANOS DA PESQUISA MOSTRA QUE O JOVEM ESTÁ DISPOSTO A SE POSICIONAR E QUESTIONAR O MUNDO A SUA VOLTA, SEGUNDO AFIRMA CAROLINA FERNANDES, COORDENADORA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS DO MOVIMENTO.

DE ACORDO COM CAROLINA, MAIS QUE OS 43%, ESSE NÚMERO É UM SINAL QUE O ESTUDANTE REIVINDICA PARTICIPAÇÃO NO MOVIMENTO ESTUDANTIL DENTRO DA ESCOLA, QUE PRECISA SE REORGANIZAR PARA ABRIR ESSES ESPAÇOS DE DIÁLOGO. A ESCOLA TEM QUE SER COMEÇO DE TUDO, ENTENDER AS DEMANDAS E SE COLOCAR À DISPOSIÇÃO PARA QUE O ALUNO CONTINUE A TER ESSA VONTADE DE PARTICIPAR POR TODA SUA VIDA.

DENTRO DESSE UNIVERSO QUE QUESTIONA A REALIDADE ESCOLAR OU O MUNDO A SUA VOLTA, A FORMA DE ATUAÇÃO É BASTANTE DIVERSA. O RELATÓRIO APONTA QUE A TAXA DE PARTICIPAÇÃO É BASTANTE ELEVADA ENTRE OS JOVENS DA CLASSE A, MENOR ENTRE OS JOVENS DA CLASSE C E SE ELEVA CONFORME A IDADE. EM OUTRO COMPARATIVO, ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA DIZEM PARTICIPAR MAIS DE MANIFESTAÇÕES E GREVE, ENQUANTO SEUS PARES NO ENSINO PRIVADO SE ENGAJAM MAIS EM ABAIXO-ASSINADOS E DEBATES SOBRE TEMAS DE INTERESSE PÚBLICO. “ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA SÃO EXPOSTOS A MAIS MANIFESTAÇÕES E TÊM QUE BATALHAR MAIS QUE O DE ESCOLA PARTICULAR”, DIZ CAROLINA.