SETEMBRO DE 2016 FOI O MAIS QUENTE DA HISTÓRIA.
2016 VEM FAZENDO HISTÓRIA COMO O ANO MAIS QUENTE DE TODOS OS TEMPOS. MAS DESSA VEZ QUEM DEIXOU A SUA MARCA FOI O ÚLTIMO MÊS DE SETEMBRO.
SEGUNDO REGISTROS DO INSTITUTO GODDARD DA NASA, EM NOVA IORQUE, NO MÊS DE SETEMBRO A TEMPERATURA MUNDIAL FOI DE QUASE 1ºC ACIMA DA MÉDIA DO MÊS.
DOS ÚLTIMOS 12 MESES, 11 FORAM OS MAIS QUENTES PARA SUA ÉPOCA DO ANO. JULHO DE 2016 FOI ALÉM. NÃO APENAS FOI O JULHO COM MAIOR CALOR DE QUE SE TEM REGISTRO - ELE BATEU O RECORDE PARA TODOS OS MESES DOS ÚLTIMOS 136 ANOS. COM ESSE ACÚMULO DE "CONQUISTAS", OS CIENTISTAS DA NASA TÊM QUASE CERTEZA DE QUE CHEGAREMOS AO FIM DE 2016 COM UMA MÉDIA DE TEMPERATURA 1,25ºC MAIS ALTA DO QUE A DO SÉCULO 19.
A ANÁLISE MENSAL É FEITA A PARTIR DE DADOS DISPONÍVEIS E COLETADOS EM 6.300 ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS EM TODO O MUNDO, COM INSTRUMENTOS NAVAIS E LOCALIZADOS EM BOIAS PARA A MEDIÇÃO DA TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE DO MAR E ESTAÇÕES DE PESQUISA DA ANTÁRTIDA.
O REGISTRO DA TEMPERATURA GLOBAL MODERNA COMEÇOU POR VOLTA DE 1880 PORQUE AS OBSERVAÇÕES ANTERIORES NÃO COBRIRAM O SUFICIENTEMENTE O PLANETA.