RISCO DE CÂNCER DE MAMA CRESCE COM APENAS UMA DOSE DE BEBIDA ALCOÓLICA POR DIA, DIZ INSTITUTO DOS EUA

Enviado por Redação em qua, 24/05/2017 - 16:11

UM COPO DE VINHO TODOS OS DIAS, OU DE QUALQUER OUTRA BEBIDA COM MAIS DE 10 GRAMAS DE ÁLCOOL, AUMENTA O RISCO DE TER CÂNCER DE MAMA PRÉ E PÓS-MENOPAUSA EM 5% E 9%, RESPECTIVAMENTE, DE ACORDO COM RELATÓRIO DO INSTITUTO AMERICANO PARA PESQUISAS DO CÂNCER (AICR) E DO FUNDO MUNDIAL DE PESQUISAS DO CÂNCER (WCRF).

A REVISÃO INFORMOU QUE O EXERCÍCIO DE ALTA INTENSIDADE, COMO CORRER OU ANDAR DE BICICLETA COM UMA VELOCIDADE ALTA, DIMINUI O RISCO DO CÂNCER DE MAMA PRÉ-MENOPAUSA EM 17% E EM 10% NO PÓS.
SEGUNDO ANNE MCTIERNAN, AUTORA PRINCIPAL DO RELATÓRIO, A EVIDÊNCIA É CLARA: TER UM ESTILO DE VIDA FISICAMENTE ATIVO, MANTER UM PESO SAUDÁVEL E LIMITAR O ÁLCOOL SÃO PASSOS QUE AS MULHERES DEVEM TOMAR PARA REDUZIR O RISCO DO CÂNCER.

O TEXTO ANALISOU 119 ESTUDOS, SOMANDO DADOS DE 12 MILHÕES DE MULHERES E 260 MIL CASOS DA CÂNCER DE MAMA.

O LEVANTAMENTO TAMBÉM APONTOU OUTROS FATOS QUE ELEVAM O RISCO PARA O CÂNCER DE MAMA, COMO ESTAR ACIMA DO PESO AUMENTA O RISCO DE TER CÂNCER DE MAMA PÓS-MENOPAUSA, TIPO MAIS COMUM, MÃES QUE AMAMENTARAM TÊM MENOS RISCO DE CONTRAIR O TUMOR NO SEIO E MAIOR GANHO DE PESO DURANTE A VIDA ADULTA AUMENTA A CHANCE DE CÂNCER.

O CÂNCER DE MAMA É O MAIS COMUM ENTRE AS MULHERES, COM MAIS DE 252 MIL CASOS POR ANO. O INSTITUTO AMERICANO AFIRMA QUE UM EM CADA TRÊS CASOS PODERIAM SER EVITADOS COM LIMITAÇÃO DO USO DE ÁLCOOL, ATIVIDADES FÍSICAS E PESO SAUDÁVEL.