PESQUISADORES CONVERTEM AR POLUÍDO EM ENERGIA LIMPA

Enviado por Redação em qui, 18/05/2017 - 17:45

TODOS OS ANOS, O AR POLUÍDO MATA MAIS DE CINCO MILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO, QUASE A POPULAÇÃO DA DINAMARCA INTEIRA. EM UM ESFORÇO PARA COMBATER OS EFEITOS ADVERSOS DA POLUIÇÃO,

PESQUISADORES BELGAS DESENVOLVERAM UM PROCESSO CAPAZ DE PURIFICAR O AR E, DE QUEBRA, GERAR ENERGIA LIMPA, ATACANDO ASSIM DOIS GRANDES DESAFIOS AMBIENTAIS AO MESMO TEMPO.

TRATA-SE DE UM PEQUENO DISPOSITIVO QUE, NA PRESENÇA DE LUZ SOLAR, CONSEGUE CONVERTER OS COMPOSTOS DE AR POLUÍDO EM GÁS HIDROGÊNIO, UMA FONTE DE ENERGIA PROMISSORA. ELE É COMPOSTO POR DUAS CÂMARAS SEPARADAS POR UMA MEMBRANA DE NANOMATERIAIS ESPECÍFICOS RESPONSÁVEIS POR TODA A “MÁGICA”: UMA CÂMARA LIMPA O AR E A OUTRA GERA O GÁS HIDROGÊNIO.

ESSES MATERIAIS FORAM USADOS NO PASSADO PRINCIPALMENTE PARA EXTRAIR HIDROGÊNIO DA ÁGUA, MAS OS PESQUISADORES DESCOBRIRAM QUE O PROCESSO TAMBÉM ERA POSSÍVEL – E AINDA MAIS EFICIENTE – COM AR POLUÍDO.

SEGUNDO O PROFESSOR SAMMY VERBRUGGEN, PRINCIPAL AUTOR DO ESTUDO, O GÁS HIDROGÊNIO PODE SER ARMAZENADO E USADO MAIS TARDE COMO COMBUSTÍVEL, COMO JÁ ESTÁ SENDO FEITO EM ALGUNS ÔNIBUS.

ATUALMENTE, OS PESQUISADORES ESTÃO TRABALHANDO EM UMA ESCALA DE APENAS ALGUNS CENTÍMETROS QUADRADOS E TORNAR O PROCESSO APLICÁVEL INDUSTRIALMENTE.

ELES TAMBÉM ESTÃO DEDICADOS À MELHORIA DOS MATERIAIS PARA QUE POSSAM USAR LUZ SOLAR DE FORMA MAIS EFICIENTE PARA DESENCADEAR AS REAÇÕES. O ESTUDO FOI PUBLICADO NA REVISTA CIENTÍFICA CHEMSUSCHEM.