INTERNACIONALIZAÇÃO: PROFISSIONAIS DA UFES APRESENTAM TRABALHOS NO EXTERIOR

Enviado por Redação em qua, 07/06/2017 - 16:00

A PARTICIPAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA UFES EM EVENTOS E ATIVIDADES INTERNACIONAIS A CONVITE, OU POR TEREM SEUS TRABALHOS ACEITOS, É UM RECONHECIMENTO DO NOVO PATAMAR QUE A UNIVERSIDADE VEM ALCANÇANDO COM SEUS PROGRAMAS DE MESTRADO E DOUTORADO.

VAMOS CONHECER AS ATIVIDADES QUE ESTÃO SENDO DESENVOLVIDAS POR PROFISSIONAIS DA UNIVERSIDADE EM OUTROS PAÍSES, NESTA PRIMEIRA QUINZENA DE JUNHO:
EM HONG KONG, NA CHINA, A PROFESSORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVILMARTA MONTEIRO DA COSTA CRUZ REPRESENTARÁ A UNIVERSIDADE NA CONFERÊNCIA MUNDIAL DE SUSTENTABILIDADE NO AMBIENTE CONSTRUÍDO (WSBE 2017), COM UM ARTIGO NO QUAL SÃO PROPOSTAS ALTERAÇÕES NO TRÁFEGO PARA DIMINUIR A EMISSÃO DE POLUENTES, INTITULADO TRAFFIC QUALITY INDEX TO INTERSECTIONS CONSIDERING FUEL EFFICIENCY. "QUANDO SE TEM UM TRÁFEGO MUITO CONGESTIONADO, HÁ UMA DISPERSÃO MUITO GRANDE DE POLUENTES. AO MELHORAR O FLUXO DE VEÍCULOS, É POSSÍVEL REDUZIR ESSA EMISSÃO", DESTACA A PROFESSORA MARTA CRUZ.

ESSE TRABALHO FOI PREMIADO COMO UM DOS 10 MELHORES NA CONFERÊNCIA SUSTENTABILIDADE NO AMBIENTE CONSTRUÍDO (SBE), EVENTO SEDIADO NA UFES EM 2016, QUE TEVE COMO TEMA "COMUNIDADES URBANAS SUSTENTÁVEIS PARA UM AMBIENTE DE IMPACTO QUASE NULO”.

JÁ OS PROFESSORES LUIZ FERNANDO LOUREIRO FERNANDES, DO DEPARTAMENTO DE OCEANOGRAFIA, E MARIA CRISTINA DADALTO, DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, APRESENTARÃO O TRABALHO TRADITIONAL FISHING COMMUNITIES ENVIRONMENT AND HERITAGE, NA 4ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA PÚBLICA, NA CIDADE DE RAVENA, NA ITÁLIA.

SAÚDE

COM UM ESTUDO QUE PODE SIGNIFICAR MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA PARA PORTADORES DA SÍNDROME DE SJÖGREN, A PROFESSORA SAMIRA TATIYAMA MIYAMOTO, DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA EM SAÚDE DA UFES, PARTICIPARÁ DOCONGRESSO EUROPEU ANUAL DE REUMATOLOGIA (EULAR), EM MADRI, NA ESPANHA. "AS MANIFESTAÇÕES DESSA DOENÇA PODEM AFETAR SIGNIFICATIVAMENTE A QUALIDADE DE VIDA DOS INDIVÍDUOS. ESSA REDUÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA TEM SIDO ATRIBUÍDA À FADIGA, COMPROMETIMENTO DA FUNÇÃO, DEPRESSÃO, DOR E SECURA NA BOCA", EXPLICOU A PROFESSORA.

SEGUNDO ELA, O ESTUDO DEMONSTROU QUE A CAMINHADA SUPERVISIONADA MELHOROU A FADIGA, A CAPACIDADE AERÓBICA, A TOLERÂNCIA AO EXERCÍCIO E A PERCEPÇÃO DE MELHORA DOS SINTOMAS EM PACIENTES COM ESSA SÍNDROME.

AINDA NA ÁREA DA SAÚDE, A PROFESSORA ETHEL LEONOR NOIA MACIEL, DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM, REPRESENTARÁ A UFES NO ENCONTRO DA CÚPULA ESTRATÉGICA DE GESTORES DE PROGRAMAS NACIONAIS DE TUBERCULOSE, NA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). JÁ O MÉDICO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFES, WELLINGTON RIBEIRO FERREIRA, PARTICIPARÁ DO CONGRESSO EUROPEU DE ANESTESIOLOGIA. OS DOIS EVENTOS SERÃO REALIZADOS EM GENEBRA, NA SUÍÇA.

PETRÓLEO

O 18º CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE COMPORTAMENTO DE FASE E INCRUSTAÇÃO DE PETRÓLEO (PETROPHASE 2017), REALIZADO EM LE HAVRE, NA FRANÇA – QUE ABORDA TÓPICOS COMO QUÍMICA E PROPRIEDADES DO PETRÓLEO, EMULSÕES, REFINO E GÁS – CONTARÁ COM A PARTICIPAÇÃO DO COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA DA UFES, PROFESSOR VALDEMAR LACERDA JÚNIOR, APRESENTANDO O TRABALHO RHEOLOGICAL STUDY OF WATER IN OIL EMULSIONS OF HEAVY OILS.
O TRABALHO QUE LACERDA JR. IRÁ APRESENTAR NO EVENTO EXPÕE EXPERIMENTOS REALIZADOS EM LABORATÓRIO SOBRE O COMPORTAMENTO DAS EMULSÕES ENCONTRADAS NO PETRÓLEO, QUE PODEM TER SUA ESTRUTURA ALTERADA E DIFICULTAR O SEU TRANSPORTE. "NORMALMENTE O PETRÓLEO É TRANSPORTADO EM OLEODUTOS, ONDE É SUBMETIDO A ATRITO, AGITAÇÃO E VARIAÇÕES DE TEMPERATURA. ISSO PODE CAUSAR A INSTABILIDADE E QUEBRA DAS EMULSÕES, PROMOVENDO A SEPARAÇÃO DAS FASES QUE AS CONSTITUEM E RESULTANDO EM PROBLEMAS DURANTE O TRANSPORTE", EXPLICA O PESQUISADOR.

TAMBÉM PARTICIPARÁ DO PETROPHASE 2017 CRISTINA MARIA DOS SANTOS SAD, TÉCNICA EM QUÍMICA DA UFES, QUE SUPERVISIONA O LABORATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO E PROCESSAMENTO PRIMÁRIO DE PETRÓLEOS, DO NÚCLEO DE COMPETÊNCIAS EM QUÍMICA DO PETRÓLEO (NCQP).

A PROFESSORA LUCIENE PESSOTTI DE SOUZA, DO DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO, REPRESENTARÁ A UNIVERSIDADE NOIX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM URBANISMO, EM BOGOTÁ E MEDELÍN, NA COLÔMBIA.

OS AVANÇOS NOS ESTUDOS COM DRONES AUTÔNOMOS REALIZADOS NA UFES SERÃO COMPARTILHADOS NA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE SISTEMAS DE AERONAVES NÃO TRIPULADAS, EM MIAMI, NOS ESTADOS UNIDOS, COM A APRESENTAÇÃO DO TRABALHO CONTROLE DINÂMICO ADAPTATIVO PARA SEGUIMENTO DE TRAJETÓRIA COM UM QUADRIMOTOR, PELO PROFESSOR MÁRIO SARCINELLI FILHO, DO GRUPO DE PESQUISA ROBÓTICA E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA, DA UFES.

REALIZARÃO VISITAS TÉCNICO-CIENTÍFICAS A PROFESSORA MARIA DEL CARMEN BISI MOLINA, DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA EM SAÚDE, À UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE MADRID, EM MADRI, NA ESPANHA; E O PROFESSOR ANDRÉ RENATO SALES AMARAL, DO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA, À UNIVERSIDADE DE GENEBRA, EM GENEBRA, NA SUÍÇA.