CIENTISTAS CRIAM SUBSTÂNCIA QUE BRONZEIA SEM TOMAR SOL E SEM RISCO DE CÂNCER.

Enviado por Redação em qua, 21/06/2017 - 16:52

APÓS DEZ ANOS DE ESFORÇOS, PESQUISADORES DESCOBRIRAM UMA SUBSTÂNCIA CAPAZ DE PENETRAR NA PELE E BRONZEÁ-LA SEM A NECESSIDADE DE EXPOSIÇÃO AOS RAIOS ULTRAVIOLETAS DO SOL, REDUZINDO ASSIM O RISCO DE DESENVOLVER UM CÂNCER DE PELE.

SEGUNDO O ESTUDO PUBLICADO NA REVISTA CIENTÍFICA AMERICANA CELL REPORTS, A NOVA MOLÉCULA AINDA PRECISA SER SUBMETIDA A TESTES PRÉ-CLÍNICOS PARA SABER SE É SEGURA AOS HUMANOS. MAS DIFERENTE DOS CREMES AUTOBRONZEADORES TRADICIONAIS, QUE SÓ COLOREM A CAMADA SUPERFICIAL DA PELE, ELA AGE ESTIMULANDO AS CÉLULAS QUE PRODUZEM PIGMENTOS, CUJO PAPEL É ABSORVER AS RADIAÇÕES ULTRAVIOLETAS.

APLICADA COMO UM CREME, ESTA SUBSTÂNCIA, PERMITIU BRONZEAR A EPIDERME DE RATOS DE PELO VERMELHO QUE, ASSIM COMO OS HUMANOS, SÃO SUSCETÍVEIS A DESENVOLVER UM CÂNCER DE PELE COMO CONSEQUÊNCIA DA EXPOSIÇÃO AOS RAIOS ULTRAVIOLETA.

DERIVADAS DE UM ESTUDO PUBLICADO EM 2006 NA REVISTA CIENTÍFICA NATURE, AS PESQUISAS MOSTRARAM QUE OUTRA SUBSTÂNCIA, A FORSCOLINA, PRODUZIDA POR UMA PLANTA DA ÍNDIA, PODE INDUZIR O BRONZEADO NA PELE DE RATOS SEM EXPOSIÇÃO AOS RAIOS ULTRAVIOLETA.

ENTRETANTO, EMBORA OS RESULTADOS, ATÉ AGORA, TENHAM SIDO PROMISSORES, A DROGA AINDA NÃO ESTÁ PRONTA PARA O USO COMERCIAL E OS PESQUISADORES QUEREM FAZER MAIS TESTES DE SEGURANÇA.

MATTHEW GASS, DA ASSOCIAÇÃO BRITÂNICA DE DERMATOLOGISTAS, GARANTE QUE O ESTUDO TRAZ UMA ABORDAGEM ÚNICA PARA PREVENIR O CÂNCER DE PELE E QUE SÃO NECESSÁRIAS MAIS PESQUISAS ANTES DE PODERMOS VER ESSA TECNOLOGIA SENDO USADA POR HUMANOS.

NO BRASIL, APESAR DE NÃO SER O MAIS LETAL, O CÂNCER DE PELE TAMBÉM É O MAIS FREQUENTE, CORRESPONDENDO A 30% DE TODOS OS TUMORES. EM 2013, MORRERAM MAIS DE MIL PESSOAS VÍTIMAS DA DOENÇA
.
A SUBSTÂNCIA TAMBÉM PODE REDUZIR A APARÊNCIA ENVELHECIDA, RESULTADO DO EXCESSO DE EXPOSIÇÃO AO SOL. SEGUNDO FISHER, MUITAS PESSOAS DIZEM QUE O ÓBVIO E MAIS CONTUNDENTE SINAL DE ENVELHECIMENTO É A APARÊNCIA DA PELE. ELE CONCLUI QUE SE TRATA DE ALGO QUASE QUE IMPOSSÍVEL DE SER COMBATIDO COM REMÉDIOS, MAS É POSSÍVEL USÁ-LA PARA DEIXAR A PELE COM UMA APARÊNCIA MAIS SAUDÁVEL POR MAIS TEMPO.